O número de pedidos de seguro-desemprego no Brasil registrou um aumento significativo em 2024, atingindo o maior patamar em oito anos. De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego, foram 7,44 milhões de solicitações registradas ao longo do ano, um crescimento de 4% em relação a 2023, quando o país teve 7,16 milhões de requerimentos.O total de pedidos em 2024 superou o auge da pandemia de Covid-19, período que registrou 6,78 milhões de solicitações em 2020. O recorde anterior havia sido registrado em 2016, com 7,56 milhões de pedidos.O que explica o aumento dos pedidos?
Segundo especialistas e dados do Painel de Informações do Seguro-Desemprego, o crescimento dos requerimentos está diretamente ligado à rotatividade do mercado de trabalho. Em um cenário de crescimento do emprego formal, há mais pessoas habilitadas a solicitar o benefício quando demitidas.
A taxa de desocupação no Brasil atingiu 6,6% em 2024, a menor da série histórica da PNAD Contínua, do IBGE. O número de brasileiros desempregados caiu para 7,4 milhões, 1,1 milhão a menos do que em 2023. No entanto, o mercado de trabalho também apresentou alta taxa de movimentação, com admissões e desligamentos frequentes.
fonte:seucreditodigital